Circula na internet que o cloridrato de metformina, remédio usado para a diabetes, foi retirado do Farmácia Popular a pedido de Lula. É falso. O Ministério da Saúde confirmou à Lupa que o medicamento continua disponível gratuitamente através do programa.
Apurado pelo site Lupa
Circulam na internet diversas publicações informando que o cloridrato de metformina, medicamento usado no tratamento de diabetes, foi retirado do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Lula suspende o fornecimento gratuito do Cloridrato de Metformina pela Farmácia Popular”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, o Ministério da Saúde informou que o cloridrato de metformina continua disponível gratuitamente no programa Farmácia Popular. Isso foi estabelecido pela Portaria de Consolidação n.º 5, de 28 de setembro de 2017, que consolidou normas sobre as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (página 201).
O medicamento também aparece na lista de remédios gratuitos da Portaria GM/MS N° 3.677, de 29 de setembro de 2022, que regulamenta o programa. Ele está disponível como comprimido nas versões de 500 miligramas, 500 miligramas com ação prolongada e 850 miligramas…