Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que Lula disse que irá confiscar o dinheiro depositado em contas de poupança dos brasileiros para financiar o desenvolvimento econômico e social na América Latina, como tem sido alegado por publicações nas redes sociais. Lula, na realidade, sugeriu a criação de uma poupança regional com recursos de bancos regionais de desenvolvimento, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 10.000 curtidas no Instagram e 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (31). As peças desinformativas também somam mais de 20 mil visualizações no Tik Tok e circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Uma fala de Lula durante reunião entre presidentes de países da América do Sul, em Brasília, na terça-feira (30), sobre a utilização de poupanças regionais para financiar o desenvolvimento sulamericano, tem sido difundida nas redes sociais como se Lula tivesse proposto confiscar o dinheiro guardado em contas de poupanças dos brasileiros, o que é falso. Em nenhum momento, Lula citou o confisco de contas de poupança. Além disso, a Constituição proíbe medidas que visem ao sequestro de bens, poupança ou ativos financeiros.
Na realidade, Lula sugeriu a criação de uma poupança regional com recursos de bancos de desenvolvimento de países da América do Sul, tais como: o BNDES, o CAF (Corporación Andina de Fomento) e o Banco do Sul, ambos com sede na Venezuela; e o Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), da Bolívia…