FALSO: É falso que Lula ordenou obstrução de barragens do rio São Francisco

Em vídeo, homem não identificado afirma que Lula e os governadores do Nordeste solicitaram a obstrução das barragens do rio São Francisco. É falso. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional afirmou que não recebeu nenhuma notificação  sobre a obstrução mencionada no vídeo.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem não identificado afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e governadores do Nordeste teriam solicitado a obstrução das barragens do rio São Francisco. Seria um uma forma de atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que concluiu parte das obras. A obstrução é ilustrada por um outro vídeo, em que um caminhão de obras descarrega material no que parece ser um canal. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

Lule* e os governadores do nordeste manda tampar as barragens que o bolsonaro fez em vingança ao povo nordestino

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registro de solicitação, por parte do presidente Lula ou dos governadores do Nordeste, para interromper a circulação de água da transposição do rio São Francisco. A gravação que circula nas redes sociais mostra a descarga de silagem de milho, utilizada na alimentação de rebanhos, e não foi registrada nos canais da transposição.

A partir de uma busca reversa foi possível localizar a gravação original do caminhão descarregando o material no que parece ser uma trincheira, postada em 18 de janeiro no aplicativo Kwai. O autor do vídeo publicou diversas outras mídias semelhantes, em espaços parecidos, inclusive descarregando o que parece ser o mesmo material…

Veja a apuração completa no site Lupa