Falso: É falso que Lula mandou interromper doações para o RS

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o presidente Lula afirmou que há donativos em excesso para o Rio Grande do Sul e que por isso as doações devem ser interrompidas, como fazem crer publicações enganosas nas redes sociais. Um vídeo no qual Lula afirma que há muitos donativos chegando ao estado vem sendo compartilhado sem contexto por peças de desinformação. No vídeo completo, Lula diz apenas que há necessidade de coordenar a distribuição para atender às necessidades da população gaúcha.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (27). As peças enganosas também acumulavam milhares de visualizações no Kwai.

Posts nas redes têm compartilhado um vídeo editado para fazer crer que Lula pediu para interromper as doações para o Rio Grande do Sul, pois já haveria excesso de donativos para as vítimas das enchentes. Isso é falso.

No discurso original feito durante uma reunião entre Lula, ministros e prefeitos sobre a crise no Rio Grande do Sul, em 17 de maio, o presidente disse apenas que havia necessidade de coordenar as distribuições das doações para que o governo federal não fosse acusado de não entregar os donativos. Em nenhum momento Lula pede que as doações sejam interrompidas, tampouco reclama da quantidade de donativos…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos