Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional esclareceu que estrutura mostrada em vídeo é utilizada desde 2020 para conter a água do reservatório de Negreiros (PE), impedindo que ela escoe para o próximo reservatório, em Milagres. A água não é liberada pelo canal desde 26 de novembro de 2022.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo onde um homem filma uma barragem na região de Salgueiro, Pernambuco. No vídeo, ele afirma que a estrutura teria sido colocada a mando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para impedir a passagem da água da transposição do Rio São Francisco para a região do Ceará. Ainda segundo ele, o objetivo seria a volta de carros pipas e cisternas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Tudo bloqueado. Está aqui a parte que Bolsonaro concluiu, que destina-se para o Ceará (…) Lula mandou entupi. A retroescavadeira quebrou tudo e entupiu”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional esclareceu que, na realidade, a barreira que a parece no vídeo é uma ensecadeira de terra, estrutura utilizada desde 2020 para conter a água do reservatório. Ou seja, seu funcionamento ocorre desde antes de Lula assumir seu terceiro mandato como presidente, em 1° de janeiro de 2023.
Segundo o ministério, a estrutura fica no reservatório de Negreiros, Pernambuco — que aparece nas imagens e integra a transposição do Rio São Francisco. Conforme a pasta, ela foi feita para impedir que a água escoe para o próximo reservatório, em Milagres, também Pernambuco. Dessa forma, é possível preservar o volume de água acumulado no reservatório…