Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) isentou empresas de recolherem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos funcionários. É falso. O Ministério do Trabalho e Emprego esclareceu que nenhuma regra do gênero foi criada.
Circula nas redes sociais a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) isentou empresas de recolherem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos funcionários. É falso. Nenhuma regra do gênero foi criada.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Governo Lula isenta as empresas de recolherem o FGTS dos empregados. O Ministério do Trabalho reconhece que, com as novas regras e a proibição de dispensa sem justa causa, não há justificativa para recolher o FGTS”
Em nota, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) negou a informação e esclareceu que o FGTS continua a ser recolhido normalmente. Segundo a pasta, a peça desinformativa demonstra “desconhecimento” da regra de recolhimento de FGTS…