Apurado pelo site Lupa
Uma publicação nas redes sociais traz um vídeo com trecho de um discurso do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), no qual ele comenta sobre a criação dos nanoempreendedores. A legenda que acompanha o post afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai taxar esses profissionais – o que inclui pessoas que revendem cosméticos de empresas como Natura, Avon, Eudora, Jequiti, Mary Kay, entre outros. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
NanoempreendedorRevendedoras serão taxadas, por projeto do PTLula vai taxar as pessoas que revendem: Natura, AVON, Boticário, Eudora, Jequiti, Mary Kay e muitas outras marcas. Será criado o “Nanoempreendedor” que vai abocanhar parte da sua comissão.
O Projeto de Lei Complementar nº 68/2024, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a reforma tributária, prevê a isenção de impostos para nanoempreendedores. Ou seja, exatamente o contrário do que diz a publicação. A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados em 10 de julho e agora segue para análise do Senado…
Veja a apuração completa no site Lupa