Apurado pelo site Lupa
Um post nas redes sociais alega que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado ininterruptamente durante um discurso e aconselhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, a deixar o microfone para evitar um vexame maior. A publicação é acompanhada por um vídeo que mostra Lula segurando um microfone em silêncio enquanto Janja se aproxima e diz alguma coisa. A legenda do vídeo alega que Janja disse “a gente não faz isso não, não pode ficar fazendo isso não, vai embora”. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Lula é vaiado ininterruptamente e aconselhado por janja a deixar o microfone para evitar um vexame maior
Uma busca reversa indicou que o vídeo foi transmitido ao vivo durante um discurso de Lula, em 9 de maio de 2024, em São José da Tapera (AL), durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano. O evento contou com a presença do governador de Alagoas (MDB), Paulo Dantas, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A cena capturada no post, na qual Lula está em silêncio, foi registrada a partir de 1h06min18s, momento que o petista é interrompido por Lira, devido ao desmaio de uma mulher na plateia…
Veja a apuração completa no site Lupa