Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo em que Lula (PT) aparece no evento de inauguração da linha de produção de caças Gripen, em Gavião Peixoto (SP), teve o áudio manipulado para dar a entender que o presidente foi vaiado, o que é falso. O áudio sobreposto ao vídeo original é de uma manifestação contrária a Lula que ocorreu em Araraquara (SP), no dia 8 de janeiro, quando ele visitou a cidade para avaliar danos causados pelas chuvas.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 5.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (11) e circulam também no Kwai.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi recepcionado com gritos de “Lula, ladrão” durante a inauguração da linha de produção dos caças Gripen F-39, como fazem crer publicações nas redes. O evento, que aconteceu na terça-feira (9) na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), foi restrito e contou com a participação do ministro da Defesa José Múcio e do comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno.
Na verdade, as imagens produzidas pela TV Brasil foram sobrepostas pelo áudio de uma manifestação contra Lula que aconteceu no dia 8 de janeiro, em Araraquara (SP), enquanto o presidente visitava a cidade para avaliar os danos causados pelas chuvas…