Presidente não está internado e cumpre agenda normalmente esta semana; encontro de Geraldo Alckmin e Marina Silva com enviado especial dos Estados Unidos para o clima já estava previsto
Apurado pelo site Estadão Verifica
É falso que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido internado às pressas e substituído no cargo pelo vice, Geraldo Alckmin, no início desta semana. No Instagram, um vídeo viralizou com uma teoria conspiratória: a de que, após a internação de Lula, Alckmin assumiu a Presidência da República e, logo em seguida, se reuniu com um assessor do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O autor do vídeo chega a insinuar que Alckmin tomará o lugar de Lula e que a reunião com o assessor norte-americano John Kerry acontece em um momento “delicado da política brasileira”.
O conteúdo do vídeo não tem base real. O presidente Lula não foi internado às pressas, nem está afastado da Presidência da República. A última vez que Alckmin assumiu o posto de presidente em exercício foi nos dias 9 e 10 de fevereiro, durante uma viagem oficial de Lula aos Estados Unidos. Já o encontro entre o vice-presidente e John Kerry, enviado especial da Presidência dos Estados Unidos para o clima, era previsto desde a semana anterior. Kerry também se reuniu com a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, nesta segunda-feira, 27.
O post que viralizou nas redes usa uma fotografia antiga de Lula como se fosse recente. A imagem que mostra o petista deitado em um leito de hospital com um curativo no pescoço é de 2011, quando ele foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliar a eficácia do tratamento de quimioterapia contra um câncer na laringe…