Apurado pelo site Lupa
Publicação que circula pelas redes sociais afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava embriagado enquanto comentava o conflito entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). O post traz um vídeo no qual o petista aparece falando de forma arrastada. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Presidente desmoralizado. Totalmente embriagado, falando asneiras. Estamos perdidos É de uma INCAPACIDADE DESCOMUNAL. RIDÍCULO UM TROÇO DESSE SER PRESIDENTE DE UMA NAÇÃO. ALIÁS, 14 ANOS de DESGOVERNO… ISSO QUE É UMA SINA PESADA PARA A SOCIEDADE, EXCETO para os IGUAIS a ele…
O vídeo foi manipulado e teve sua velocidade reduzida para sugerir que Lula está bêbado. A cena foi registrada durante um café da manhã com jornalistas em 27 de outubro pelo Canal Gov, ligado à Presidência da República, e divulgada pelo Metrópoles no X (antigo Twitter). Na ocasião, o presidente falava normalmente e não apresentava indícios de estar embriagado…
Veja a apuração completa no site Lupa