Um vídeo circula fora de contexto nas redes sociais e espalha que o presidente Lula estaria proibido de deixar o país, mas isso é falso.
Apurado pelo site YahooNoticias
Circula nas redes sociais a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria tido seu passaporte apreendido e estaria proibido de deixar o país. Um vídeo da deputada federal Bia Kicis sobre a ordem judicial contra Lula tem sido compartilhado como se fosse recente.
No entanto, essa informação é enganosa e já foi desmentida anteriormente. Tanto a notícia quanto o registro são antigos, de 2018.
Em 25 de janeiro de 2018, o juiz substituto da 10ª Vara Criminal do Distrito Federal, Ricardo Augusto Soares Leite, havia ordenado a apreensão do passaporte de Lula, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF). Contudo, cerca de uma semana depois, em 2 de fevereiro de 2018, o juiz federal Bruno Apolinário decidiu devolver o passaporte do ex-presidente, após a defesa de Lula ter solicitado um habeas corpus.
Além disso, o vídeo da deputada Bia Kicis, que viralizou novamente nos últimos dias, foi publicado em 25 de janeiro de 2018, como consta em sua página oficial no Facebook:..