Apurado pelo site UOL Confere
Não é verdade que o presidente Lula (PT) e o ministro do STF Alexandre de Moraes tenham sido proibidos de entrar nos Estados Unidos pelo governo americano.
Não existe evidência de nenhuma decisão como esta.
Um vídeo com imagens do presidente dos EUA, Donald Trump, de Moraes, de Lula e da primeira-dama brasilleira, Janja, é compartilhado com a seguinte narração: “URGENTE: Lula e o ministro Alexandre de Moraes estão proibidos de pisar em solo americano por censura e ditadura. O governo dos Estados Unidos acaba de anunciar uma medida drástica. O presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes estão oficialmente proibidos de entrar no país”.
O conteúdo usa ainda a legenda “barrados nos Estados Unidos da América”.
Não existe registro de decisão como essa por parte dos EUA. Em uma busca por sites de notícias não foi possível encontrar nenhuma ação com este teor em português (aqui) ou em inglês (aqui). Caso fosse verdade, uma decisão como esta que afeta o presidente do país e um ministro da Suprema Corte, teria sido noticiado por veículos da imprensa.
Projeto de lei que pode barrar Moraes. Em fevereiro, o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que pode, em tese, barrar a entrada de Moraes no país. A lei deve passar ainda por votação na Câmara e no Senado, e não está em vigor. A ação é uma resposta de parlamentares conservadores contra decisões de Moraes que afetaram a rede social de Elon Musk. O projeto prevê a proibição de entrada no país de autoridades estrangeiras que tenham infringido a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão…
Veja a apuração completa no site UOL Confere