Apurado pelo site Lupa
Homem que aparece em vídeo levando bolo na cara como protesto não é o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Também é falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi atingido. As imagens que circulam nas redes são antigas e mostram o aniversário da cidade de São Mateus (MA)
Vídeo que circula nas redes sociais mostra, de acordo com a legenda, um suposto protesto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Nas imagens, a população “ataca” com bolo as autoridades. O texto afirma que isso ocorreu na cidade de Abaetetuba (PA), durante entrega de casas do Programa Minha Casa Minha Vida – as autoridades estiveram no município em 17 de junho. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Luladrão e Hélder entregando em Abaetetuba as casas que o Bolsonaro construiu, todos dois levaram foi muito bolo na cara e saíram correndo… Isso Globo não mostra. Eu choroooo…
O vídeo que circula nas redes sociais é antigo. O registro ocorreu em 26 de dezembro de 2021, durante aniversário de 60 anos da cidade de São Mateus do Maranhão (MA). Quem aparece nas imagens da gravação de 21 segundos sendo “atacado” com pedaços de bolo é o prefeito do município, Ivo Rezende (PSB). A cena foi publicada originalmente no perfil oficial do gestor no Instagram…
Veja a apuração completa no site Lupa