Falso: É falso que Lula criticou urna eletrônica ao cobrar divulgação de atas eleitorais na Venezuela

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que o presidente Lula (PT) levantou desconfiança sobre as urnas eletrônicas ao cobrar a divulgação dos comprovantes de votos impressos da eleição venezuelana, como fazem crer posts nas redes. Trechos de uma entrevista do presidente a uma rádio foram editados e tirados de contexto. Lula, na verdade, cobrava transparência no pleito venezuelano e pedia a divulgação das atas eleitorais.

Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 11 mil curtidas no Instagram até tarde desta quarta-feira (18) e também circulam no Facebook.

Não é verdade que Lula levantou desconfiança sobre as urnas eletrônicas ao cobrar a divulgação dos comprovantes dos votos impressos pelas urnas na eleição venezuelana, como alegam posts nas redes. Em nota enviada ao Aos Fatos, a Secom da Presidência da República afirmou que a cobrança do presidente à divulgação das atas eleitorais foi descontextualizada.

Trechos de uma entrevista concedida pelo petista no dia 16 de agosto deste ano à Rádio T, do Paraná, foram editados para omitir críticas do presidente à condução da divulgação dos resultados da eleição na Venezuela, que aconteceu no final de julho.

Na ocasião, Lula foi questionado sobre sua relação com Nicolás Maduro e sua análise sobre o pleito na Venezuela (veja abaixo). Ele então afirmou não reconhecer a vitória do ditador por falta de transparência na divulgação das atas das eleições — o documento registra o total de votos e o resultado em cada um dos cerca de 30 mil locais de votação, similar ao boletim da urna eletrônica no Brasil…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos