FALSO: É falso que Lula confessou na posse que nunca ganharia a eleição

Vídeo que circula pelas redes mostra Lula assinando documentos e conversando com Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, durante solenidade de posse no Congresso. A legenda afirma que o presidente eleito teria dito que nunca ganharia as eleições. No entanto, em áudio da transmissão original, é possível ouvir que Lula não disse isso.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um trecho da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Postagens afirmam que, na gravação, o petista olha para Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e diz: “nunca que eu teria ganhado a eleição”. Em seguida, Lula afasta o microfone. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

LULA DEIXA MICROFONE LIGADO E CONFESSA A LIRA: “É RAPAZ, NUNCA QUE EU IA GANHAR A ELEIÇÃO…”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Lula não disse ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que jamais ganharia as eleições. Na transmissão feita pelo canal da TV Senado, no YouTube, que apresenta uma qualidade melhor do áudio, é possível verificar que o petista afirmou: “É, rapaz, nunca queira ganhar a eleição”. A cena também pode ser vista e ouvida em outros canais, como na TV Brasil e Metrópoles.

Após receber o sexto documento para assinar, de um total de oito, na sessão solene de posse presidencial no Congresso Nacional, no último domingo (1º), Lula declara a frase em tom descontraído e fazendo referência ao excesso de papéis. ..

Veja a apuração completa no site Lupa