Apurado pelo site Aos Fatos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não cancelou o projeto de renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), como alegam publicações nas redes. A imagem compartilhada pelos posts enganosos simula uma reportagem que nunca foi publicada pelo G1, site de notícias do Grupo Globo. O projeto que previa desconto de até 99% nas dívidas de estudantes que aderiram ao Fies até 2017 teve sua última rodada de negociações encerrada em 31 de dezembro de 2022.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 620 mil visualizações no Tik Tok, 3.500 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram nesta quarta-feira (5). As peças de desinformação também circulam no Helo e no Kwai, além do WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações virais têm compartilhado um print falso do G1 para afirmar que o presidente Lula cancelou a anistia ao Fies e que os boletos retroativos serão emitidos em abril, o que não é verdade. Em nota enviada ao Aos Fatos, o Grupo Globo negou ter publicado qualquer conteúdo do tipo. A notícia também não está disponível no site do G1. O projeto de renegociação de dívidas do Fies teve sua última rodada de negociações encerrada em 31 de dezembro do ano passado.
Contatado pelo Aos Fatos, o Ministério da Educação negou ter cancelado qualquer projeto relacionado ao Fies e ressaltou que o prazo para negociação de dívidas se encerrou no fim do ano passado…