Falso: É falso que lista mostra nomes de crianças sem os pais abrigadas em universidade de Canoas

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que uma lista de nomes que circula nas redes seja de crianças sem os responsáveis abrigadas na Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), principal abrigo emergencial em Canoas. A lista, na realidade, é de pessoas desabrigadas alojadas em uma igreja em outro município gaúcho. O Ministério Público do Rio Grande do Sul confirma nove casos em que crianças ficaram momentaneamente desacompanhadas de pais ou responsáveis e diz que providências necessárias já foram tomadas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 compartilhamentos no Facebook e 1.700 curtidas no Instagram até a tarde deste sábado (11).

Posts nas redes enganam ao difundir uma lista contendo 53 nomes como se fossem de crianças desacompanhadas dos pais e que estão abrigadas na Ulbra de Canoas — local que concentra o maior número de desabrigados no município gaúcho.

A lista, na realidade, tem 78 nomes, sendo 64 de adultos, e apresenta um cadastro de pessoas desabrigadas que estavam alojadas na Igreja Evangélica Seara, no município gaúcho de Cachoeirinha, até o dia 4 de maio deste ano…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos