Falso: É falso que Leilane Neubarth chamou apoiadores de Bolsonaro de cachorros

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a jornalista Leilane Neubarth, da GloboNews, tenha chamado os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de cachorros, como alegam publicações nas redes. O trecho difundido pelas peças de desinformação foi editado para enganar. Na versão original, a apresentadora faz uma piada sobre os animais de estimação do presidente da Argentina, Javier Milei — tutor de cinco cães clonados —, ao comentar sobre os pacotes de medidas apresentados pelo governante.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 21 mil visualizações no Kwai, 1.100 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (5).

Publicações nas redes têm compartilhado um trecho editado do programa Estúdio i, da GloboNews, de 28 de dezembro de 2023, para fazer crer que a jornalista Leilane Neubarth chamou os apoiadores do ex-presidente Bolsonaro de cachorros. Isso, no entanto, nunca ocorreu.

No trecho original do programa, a jornalista conversa com o comentarista Octavio Guedes sobre as propostas apresentadas pelo recém-empossado presidente argentino, Javier Milei. Em determinado momento, Neubarth questiona, em tom de brincadeira, se a medida que institui que juízes deverão usar toga e martelo foi sugerida a Milei por seus pelos animais de estimação — o argentino tem cinco cachorros que são resultado de clonagem, a quem já atribuiu inclusive a sugestão para que se candidatasse à Presidência…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos