Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a obrigatoriedade de vagas de estacionamento prioritárias para pessoas LGBTQIA+ até 2024, como sugere um vídeo que viralizou nas redes. Não há qualquer norma publicada no Diário Oficial da União com esse teor. O título que aparece no suposto print do G1 não consta na lista de notícias publicadas — trata-se de uma montagem que imita a identidade visual do site .
O post com conteúdo enganoso acumula mais de 250 mil visualizações do TikTok e ao menos 16 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (13). O vídeo também circula no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível estimar o alcance.
O governo Lula não instituiu vagas de estacionamento prioritárias para a população LGBTQIA+, como sugere um vídeo que circula nas redes. Aos Fatos não encontrou qualquer norma com teor semelhante publicada no DOU (Diário Oficial da União) e, ao contrário do que aponta a publicação, a notícia também não foi publicada pelo G1.
Em busca pelo termo “LGBT” no DOU a partir de 1º de janeiro deste ano, foram encontrados termos de fomento do Ministério dos Direitos Humanos que direcionaram verba de emendas parlamentares para a promoção de políticas públicas para formação profissional, empregabilidade e redução da violência contra essa população…