Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Desde 2009, o Dia Internacional da Visibilidade Trans é comemorado em todo o mundo em 31 de março. O Domingo de Páscoa é uma celebração móvel, cuja data muda todos os anos em função do calendário lunar, e só este ano coincidiu com o Dia Trans da Visibilidade.
Circula em X que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria estabelecido este ano por decreto que o Dia da Visibilidade Trans coincidisse com o Domingo de Páscoa. Mas isso é falso.
Desde 2009, o Dia Internacional da Visibilidade Trans, estabelecido pela ativista transgênero Rachel Crandall, é comemorado em todo o mundo em 31 de março.
Além disso, é falso que Biden tenha feito coincidir as duas datas. O Domingo de Páscoa é uma celebração móvel, cuja data muda todos os anos em função do calendário lunar, e só este ano coincidiu com o Dia Trans da Visibilidade.
“Por decreto, Joe Biden declarou este 31 de março, Domingo de Páscoa, como ‘Dia da Visibilidade Trans’” (sic), diz postagem publicada pelo meio de comunicação La Derecha Diario em sua conta X. Outras postagens também anexam um documento que seria suposta prova de que o presidente americano fez o Domingo de Páscoa coincidir com o Dia da Visibilidade Trans.
No entanto, isso é falso . Desde 2009, o Dia Internacional da Visibilidade Trans é comemorado em 31 de março. Em 2024, esta data coincidiu com o Domingo de Páscoa, o que nem sempre acontece porque este feriado religioso varia de ano para ano, e é celebrado no domingo seguinte à primeira lua da primavera.
A desinformação – que teve mais de 150 mil visualizações no X e quase 200 mil visualizações no Tik Tok – também circulou nos Estados Unidos e na Espanha, onde a mídia de checagem de fatos negou o conteúdo viral (veja )…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷