Falso: É falso que Jean Wyllys disse que banirá a Bíblia ao voltar para o Brasil

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT-RJ) tenha dito que banirá a Bíblia em todo o território nacional ao voltar para o Brasil, como afirmam publicações nas redes. Não há qualquer registro público na imprensa, nem nos perfis de Wyllys, de que ele tenha dado essa declaração.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e curtidas no Instagram nesta quarta-feira (12). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes enganam ao fazer crer que Jean Wyllys declarou que mudará o conceito de laicidade e banirá a Bíblia em todo o território nacional ao voltar para o Brasil. O Aos Fatos não encontrou qualquer registro público na imprensa nem nas redes sociais do ex-parlamentar de que ele tenha feito essa afirmação.

A falsa declaração difundida pelas peças checadas circula desde novembro do ano passado e já foi desmentida pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Agência Lupa, para o qual o ex-parlamentar classificou a alegação como mentira e disse se tratar de uma estratégia da extrema-direita para criar pânico moral em novembro de 2022…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos