FALSO: É falso que jantar oferecido pelo governo Lula a líderes sul-americanos foi cancelado

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um jantar organizado no Palácio da Alvorada pelo governo Lula (PT) a chefes de Estado da América do Sul foi cancelado por “falta de quórum”, como alegam publicações nas redes. O encontro citado pelas peças de desinformação ocorreu no dia 30 de maio e contou com a presença de dez dos onze convidados. Em nota, a Secom desmentiu as alegações; relatos na imprensa também mostram que o evento de fato ocorreu.Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Tik Tok nesta terça-feira (6). As peças de desinformação circulam também no Kwai e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes mentem ao afirmar que um jantar organizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Alvorada após encontro com chefes de Estado sul-americanos teria sido cancelado por falta de adesão. Relatos divulgados na imprensa mostram que o evento ocorreu no dia 30 de maio e contou com a presença de dez dos 11 convidados. O boato também foi desmentido pela Secom (Secretaria de Comunicação Social).

Estiveram presentes no jantar os presidentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Venezuela e Uruguai. A presidente peruana, Dina Boluarte, não pôde comparecer, já que está impedida de deixar o país por questões judiciais, mas enviou Alberto Otárola, presidente do Conselho de Ministros, como seu representante.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o chef João Diamante, responsável pelo cardápio, afirmou que a comida foi elogiada pelos líderes sul-americanos. Diamante publicou a foto do menu nas redes e aparece ao lado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva em um vídeo gravado na cozinha do Alvorada que foi publicado no Instagram no dia do jantar…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos