Falso: É falso que Janja organizou cerimônia de umbanda na Catedral de Brasília

Apurado pelo site Lupa

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma mulher dançando no altar da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida em Brasília (DF), durante uma cerimônia. A legenda afirma que o evento foi promovido pela primeira-dama, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, e que o altar da catedral se transformou em “terreiro de umbanda” – o que seria uma “profanação do templo católico”. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

O altar da catedral de Brasília virou terreiro de Umbanda em evento promovido pela ‘1ª’ dama Janja. Uma grave profanação de um templo católico. Envie para seus amigos católicos que fizeram o L ou foram isentões. A situação geral do país piora a cada dia!

As imagens mostram uma dança espontânea, e não uma apresentação religiosa de matriz africana na Catedral de Brasília. A dança ocorreu durante o show da Orquestra Mundana Refugi – um grupo musical formado por brasileiros, imigrantes e refugiados – no dia 9 de novembro, na catedral. O evento não foi organizado por Janja, mas pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS)…

Veja a apuração completa no site Lupa