Falso: É falso que Islândia parou de vacinar população contra Covid-19 após aumento de mortes súbitas

Apurado pelo site Lupa

Uma publicação compartilhada nas redes sociais diz que a Islândia deixou de oferecer vacinas contra a Covid-19 para a população. De acordo com o texto, o país não irá mais aplicar o imunizante porque o sistema de saúde pública enfrenta um enorme aumento nas mortes súbitas e lesões relacionadas com vacinas. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

A Islândia não oferece mais vacinas Covid à população em geral após aumento de mortes súbitas. O governo da Islândia anunciou a retirada imediata de todas as vacinas contra a Covid-19, enquanto o sistema de saúde pública da nação insular enfrenta um enorme aumento nas mortes súbitas e lesões relacionadas com vacinas

A Islândia não proibiu as vacinas contra a Covid-19. A aplicação dos imunizantes continua a ocorrer, mas no momento é recomendada para grupos prioritários da população. Nenhum anúncio de proibição foi publicado no site do Ministério da Saúde do país. A epidemiologista-chefe do departamento de saúde irlandês, Gudrun Aspelund, informou, em nota, que não há mortes súbitas em número crescente no país…

Veja a apuração completa no site Lupa