Falso: É falso que inventor do Zimbábue criou carro movido a ondas de rádio

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais a alegação de que um inventor do Zimbábue havia criado carros que funcionam sem a necessidade de combustíveis fósseis ou fontes externas de energia elétrica. De acordo com a publicação, os automóveis desenvolvidos por “Sani Chumo Chumo” utilizam radiofrequências para se locomover, “captando energia diretamente do céu”. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 

“O Zimbábue está prestes a impactar o mundo com uma inovação surpreendente! O inventor zimbabuense Sani Chumo Chumo desenvolveu veículos que funcionam sem eletricidade ou combustíveis fósseis, captando energia diretamente do céu por meio de radiofrequências. Essa tecnologia promete revolucionar a indústria automotiva, desafiando gigantes como Tesla e outras montadoras de veículos elétricos.”

Não é verdade que um inventor do Zimbábue desenvolveu automóveis movidos a frequências de rádio e que dispensam o uso de combustíveis fósseis e fontes externas de energia elétrica. Investigações jornalísticas já mostraram que a invenção é, na verdade, uma fraude…

Veja a apuração completa no site Lupa