Postagem nas redes afirma que um vídeo mostraria invasores utilizando chaves para destrancar uma das portas do Palácio do Planalto, sugerindo a presença de infiltrados nos ataques de 8 de janeiro. É falso. A imagem da câmera de segurança divulgada pelo próprio Palácio do Planalto não mostra a utilização de qualquer chave.
Apurado pelo site Lupa
Circulam pelas redes sociais imagens de uma câmera de segurança que mostram a entrada de manifestantes golpistas em uma das áreas do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. A postagem afirma que esses invasores teriam utilizado chaves para destrancar uma porta de vidro do local — sugerindo, em tom conspiratório, a presença de infiltrados na ação. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Vídeo inédito mostra como os infiltrados invadiram o gabinete Lula com facilidade: tinham as chaves”
A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem da câmera de segurança do Palácio do Planalto mostra golpistas forçando — e não destrancando, como sugerido — uma das portas de vidro do 3º andar que dá acesso ao gabinete presidencial. A gravação não mostra a utilização de qualquer chave. Além disso, a sala em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despacha não chegou a ser invadida, informou o governo.
O vídeo do dia 8 de janeiro voltou a circular nesta semana em baixa qualidade. Trata-se de uma gravação divulgada pelo próprio Palácio do Planalto em 16 de janeiro. Nela, é possível observar a chegada dos primeiros invasores ao mezanino do prédio, iniciando a destruição do local. Às 15h33, um deles chegou a arremessar um objeto de ferro contra a porta de vidro, que permaneceu intacta…