Falso: É falso que invasão de mosquitos na AMBA esteja ligada a projeto financiado por Bill Gates

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A invasão de mosquitos, segundo especialistas do Conicet, é produto das chuvas associadas ao fenômeno climático El Niño. “São espécies de ‘mosquitos de inundação’”, observaram. 
Circula nas redes sociais um vídeo onde uma mulher em narração liga a invasão de mosquitos que se vive no centro do país com “a libertação de mosquitos geneticamente modificados pelos líderes mundiais”, mais concretamente o empresário Bill Gates.

Isto é falso. A invasão de mosquitos, segundo especialistas do Conicet, é produto das chuvas associadas ao fenômeno climático El Niño. “São espécies de ‘mosquitos de inundação’”, observaram.

Além disso, embora seja verdade que a Fundação Bill e Melinda Gates financiou o projeto da Oxitec para impedir a propagação dos vírus da dengue e do zika através da libertação de mosquitos geneticamente modificados, isso ocorreu nos Estados Unidos e no Brasil, e não na Argentina. E eram mosquitos machos , que não picam. 

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher locutora relaciona a invasão de mosquitos que está sendo vivida na Região Metropolitana de Buenos Aires (AMBA) e no centro do país com “a liberação de mosquitos geneticamente modificados por líderes mundiais ”, mais especificamente o empresário e filantropo americano Bill Gates. 

No entanto, isso é falso. A invasão de mosquitos, segundo especialistas do Conicet, é produto das chuvas das últimas semanas e não tem ligação com “a liberação de mosquitos geneticamente modificados”, como apontam os posts virais. 

Além disso, é verdade que a Fundação Bill e Melinda Gates financiou um projecto da empresa de biotecnologia Oxitec que visava travar a propagação dos vírus da dengue e do Zika através da libertação de mosquitos geneticamente modificados. Porém, isso ocorreu nos Estados Unidos e no Brasil, e eram mosquitos machos que não picavam como as fêmeas…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷