Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a internet fornecida pela Starlink, empresa de satélites do bilionário Elon Musk, é a única ainda em atividade no Rio Grande do Sul após as enchentes. A Conexis — associação de empresas de telecomunicações e conectividade no Brasil — afirmou que as principais operadoras de internet fixa e móvel têm mantido redes ativas na maior parte do estado e que a Starlink representa apenas 0,1% do mercado local.
As publicações enganosas acumulavam mais de 2.000 curtidas no Threads até a tarde desta terça-feira (6) e circulam também no Whatsapp, plataforma em que não é possível medir o alcance dos conteúdos (Fale com a Fátima).
A internet fornecida pela Starlink, de Elon Musk, não é a única atualmente disponível no Rio Grande do Sul em meio ao desastre climático que atinge o estado. Diferentemente do que alegam peças de desinformação nas redes, empresas como Claro, Tim, Oi, Vivo, Sercomtel e Algar Telecom, que integram a Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal), continuam ativas na região com tecnologias de rede fixa e móvel.
Em nota, a associação afirmou que tem passado por problemas de fornecimento em algumas regiões, em especial aquelas isoladas pelas águas e que sofrem com falta de energia, mas que “as empresas estão com redes fixa e móvel disponíveis no estado e seguem atuando para restabelecer o serviço nos locais afetados”…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos