Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) irá pagar um 14º salário para aposentados e pensionistas, como afirmam publicações nas redes. As peças de desinformação compartilham uma gravação antiga sobre um projeto de lei que criava essa bonificação, mas que não chegou a ser apreciado pelo Congresso. A legislação atual não prevê o pagamento do benefício.
Vídeos com a alegação mentirosa acumulam milhares de visualizações no YouTube e no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (22).
São mentirosas as publicações que afirmam que o INSS liberou o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas e que o valor começará a ser distribuído no próximo mês.
As peças de desinformação compartilham um vídeo publicado em junho de 2022 pelo ex-deputado federal Delegado Antônio Furtado (União Brasil-RJ). O parlamentar era um dos principais defensores do PL 4.367/2020, que instituía o pagamento do benefício adicional a aposentados e pensionistas.
O projeto, no entanto, não passou por votação no Plenário e ainda tramita na Câmara dos Deputados. Atualmente, o texto aguarda a criação de uma comissão temporária pela Mesa Diretora.
Além dessa proposição, tramitaram no Congresso outros textos que previam um benefício semelhante:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos