FALSO: É falso que indígenas em estado de desnutrição em Roraima são venezuelanos

Post diz que os indígenas que enfrentam desnutrição em Roraima são venezuelanos e culpa os presidentes Nícolas Maduro e Lula pela situação. É falso. Os indígenas fazem parte do povo yanomami, cujo território é reconhecido e homologado pelo governo brasileiro desde 1992. Há meses eles sofrem as consequências do garimpo ilegal em suas terras.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais uma postagem informando que os indígenas em estado de desnutrição em Roraima são venezuelanos e “frutos do comunismo” de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Indígenas em estado de desnutrição em Roraima são venezuelanos e fruto do comunismo de Maduro e Lula”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há evidências de que os indígenas que estão sofrendo com a desnutrição sejam venezuelanos. Eles estão na Terra Indígena Yanomami, localizada entre os estados de Roraima e Amazonas. A área foi homologada pelo governo federal em 1992 e é considerada a maior reserva indígena do Brasil. A piora na condição de vida dessas populações está diretamente ligada à presença ilegal de garimpeiros, que destroem os meios de subsistência desses povos e disseminam doenças. As invasões desses garimpeiros se multiplicaram ao longo da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), o território yanomami é habitado por oito povos, possui cerca de 26,7 mil habitantes e compreende uma área de 9,6 milhões de hectares – comparável ao estado de Santa Catarina…

Veja a apuração completa no site Lupa