Circula nas redes que os indígenas identificados em estado de desnutrição grave em Roraima são, na verdade, refugiados venezuelanos. Essa informação, porém, é falsa.
Apurado pelo site YahooNoticias
Publicações espalham nas redes sociais boatos sobre os indígenas da etnia Yanomami encontrados em estado grave de desnutrição no estado de Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela. Entenda o que usuários têm alegado nas redes sociais:
Os indígenas Yanomami atingidos por uma crise humanitária no estado de Roraima são supostamente refugiados venezuelanos
Mas essas informações são falsas. Os indígenas encontrados pelo Ministério da Saúde em estado grave são brasileiros. Alertas para as violações de direitos humanos contra esse povo já vinham sendo feitos desde anos anteriores.
Os Yanomami são uma etnia de indígenas que vivem em uma região da floresta amazônica localizada na fronteira entre Venezuela e Brasil, sobretudo no estado de Roraima.
No entanto, os indígenas em estado grave de saúde foram identificados por equipes do Ministério da Saúde em território nacional. As equipes realizaram trabalhos em Boa Vista (RR) e nas regiões de Surucucu e Xitei, todas localizadas no Brasil…