Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Nas redes sociais, especialmente no WhatsApp, circula uma imagem que alerta os usuários para terem cuidado se enviarem algumas fotos do terremoto de Cariaco, na Venezuela. Supostamente, com essas fotos eles podem “hackear o telefone em questão de 10 segundos”. Porém, essa imagem é desinformante, já que não é possível hackear o celular com fotos enviadas pelo WhatsApp.
Essa desinformação também circulou na Argentina, onde anteriormente o Chequeado —parte da rede de verificadores do IFCN, como El Sabueso— a desmentiu.
Após uma extensa pesquisa no Google, não encontramos nenhum documento ou informação oficial sobre este suposto alerta ou crime.
O Animal Político Hound entrevistou Paulina Márquez, especialista em sistemas digitais, que explicou que não é possível hackear um telefone com uma imagem enviada pelo WhatsApp.
“A forma como eles poderiam hackear você seria se a imagem contivesse um código QR que pode redirecioná-lo para um site”, disse Marquez, “mas se você não sair do aplicativo, é muito difícil para eles hackearem seu telefone”.
Segundo o especialista, o whatsapp não abre muitos tipos de arquivos porque não os suporta,..