FALSO: É falso que idosa detida tenha morrido na Polícia Federal, em Brasília; foto é de banco de imagens

Mulher fotografada morreu em outubro de 2022 vítima de AVC; segundo fotógrafo Edu Carvalho, é a segunda vez que imagem é usada indevidamente

Apurado pelo site Estadão Verifica

É falso que uma idosa de 77 anos tenha morrido nas dependências da Academia Nacional da Polícia Federal, em Brasília (DF), para onde foram levados cerca de 1,3 mil pessoas flagradas participando dos ataques golpistas aos prédios dos Três Poderes, no último domingo, 8, na capital federal. Postagens se multiplicaram pelas redes sociais nesta segunda, 9, com a foto de uma mulher e afirmação de que ela teria morrido depois de ser pressionada pela polícia por horas. Mas não há registro de óbito na PF em Brasília e a imagem usada é de um banco de imagens.

No Twitter, a Polícia Federal, responsável pelo espaço onde estão os detidos, negou que a denúncia fosse verdadeira. “A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia”. O local, que fica no Lago Norte, está sendo usado para triagem dos detidos, que estão sendo ouvidos por equipes da Polícia Judiciária Federal.

É falso que ‘sobrinho de Zeca do PT’ tenha se infiltrado em atos de vandalismo em Brasília..

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica