Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que tenha ocorrido um atentado contra crianças do município catarinense de Gaspar, como afirmam publicações nas redes. A prefeitura da cidade e a Polícia Militar de Santa Catarina descartaram que ocorreram outros ataques em escolas da região, após a chacina na creche Cantinho do Bom Pastor, na quarta-feira (5). O vídeo difundido pelas peças de desinformação mostra a ação de PMs em uma escola de ensino médio de Blumenau, após professores encontrarem um adolescente não matriculado na instituição.
Publicações com a alegação enganosa acumulavam mais de 560 mil visualizações no Twitter e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (6).
Posts nas redes mentem ao difundir um vídeo que mostra a ação de PMs em uma escola de ensino médio de Blumenau, como se fosse de um atentado contra crianças em Gaspar (SC), o que não ocorreu. Em notas, a prefeitura do município e a PM descartaram outros ataques em escolas da região, além da chacina em Blumenau (SC), na quarta-feira (5), em que um homem invadiu uma creche e matou quatro crianças.“A Polícia Militar de Blumenau informa que os boatos de novos ataques em escolas em Blumenau e Região são inverídicos. Trata-se de um fato isolado que já está sob investigação e o autor está detido”, diz um trecho da nota do 7º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar). Já a Prefeitura de Gaspar afirmou que não houve incidentes em unidades de ensino da cidade.O Aos Fatos identificou que o registro difundido pelas peças checadas foi gravado na Escola de Ensino Médio Elza Henriqueta Pacheco, em Blumenau, não em Gaspar, conforme comparativo feito a partir de imagens do Google Maps (veja abaixo):
Comparativo. Frames do vídeo (abaixo) e imagens do Google Maps (acima) revelam elementos idênticos, o que prova que o registro foi em frente a uma escola de Blumenau..