Apurado pelo site Lupa
Post que circula nas redes sociais traz o vídeo do momento em que um homem é preso na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em 8 de janeiro do ano passado, quando ocorreu a invasão aos prédios dos Três Poderes. A pessoa que faz a gravação afirma que se trata de um infiltrado que estava junto aos bolsonaristas para jogar bombas nas pessoas. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Força Nacional aqui atuando. Estamos aqui na esplanada e, neste momento, nós pegamos aqui um cidadão que estava infiltrado no meio dos bolsonaristas para poder causar o terror e dizer que foi o pessoal. Aqui está o material dele, bomba, coquetel molotov e gasolina. Tudo isso aqui. Mais um trabalho da Força Nacional aqui, tirando mais um aqui de circulação que está infiltrado, pessoal, jogando bomba nas pessoas de bem para dizer que é os bolsonaristas
O homem preso no vídeo se chama Antônio Geovane Sousa de Sousa, à época com 23 anos. Ele não era um infiltrado na tentativa frustrada de golpe de Estado. Quando foi detido, Sousa afirmou aos policiais que morava no estado do Pará, que estava acampado em frente ao Quartel-General do Exército desde o dia 15 de novembro de 2022 e que era um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como consta no registro da prisão em flagrante…
Veja a apuração completa no site Lupa