Gravação feita do alto de um helicóptero não mostra a hidrelétrica de Sobradinho, ao contrário do que se afirma na narração do conteúdo. De acordo com a Chesf, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, o local exibido no vídeo se trata da Hidrelétrica de Paulo Afonso e as imagens não apresentam anormalidade no funcionamento das operações.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo feito do alto de um helicóptero que sobrevoa o que parece ser uma usina hidrelétrica. A narração do vídeo afirma que a região se trata da hidrelétrica de Sobradinho (BA), cujo “nível [de água] subiu tanto que está derramando pelas laterais”. Cita, ainda, que o governo federal teria ordenado o fechamento das comportas do rio para não liberar água para o Nordeste.
Uma variação do mesmo vídeo, mas com narração diferente, afirma que o governo teria impedido a circulação das águas do Rio São Francisco e, com isso, o reservatório da hidrelétrica teria transbordado. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
O BANDIDO MANDOU FECHAR A TRANSPOSIÇÃO E O NIVEL DE SOBRADINHO SUBIU E DEU M!!!…, ALEM DE LADRÃO E BURRO JUNTO COM O GOVERNADOR DO CEARÁ DOIS MALDITOS DEU ISSO AI
A informação analisada pela Lupa é falsa. Como já foi verificado, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não ordenou o desligamento de bombas da transposição do rio São Francisco. Além disso, de acordo com a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), a hidrelétrica que aparece no vídeo não é a usina de Sobradinho, mas sim a de Paulo Afonso, também na Bahia…