Falso: É falso que haja um pré-candidato de Javier Milei em Río Negro para as eleições da PASO que defende o nazismo, como disse Vivana Canosa

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

José César Ruiz Andrioli -o homem indicado- não será pré-candidato a nenhum cargo de La Libertad Avanza em 13 de agosto e, além disso, na imagem transmitida pelo programa, ele não se desculpava pelo nazismo.
Nas eleições primárias do próximo domingo, José César Ruiz Andrioli -o homem a quem a apresentadora se referiu em seu programa- não é candidato a nenhum cargo de La Libertad Avanza na província do sul, como pode ser visto na cédula oficializada pelo grupo perante a Justiça eleitoral.

Além disso, na imagem veiculada pelo programa Canosa, Ruiz Andrioli não fazia apologia ao nazismo, como notado, mas fazia uma comparação simbólica da suástica com outras cruzes.

Alguns meios de comunicação noticiaram em maio que este homem era o pré-candidato a senador nacional por este espaço em Río Negro. Mas esta província não elege senadores em 2023 porque já o fez em 2019.

No contexto de seu editorial, a apresentadora do programa “+ Viviana” -que é transmitido pelo canal La Nación+-, Viviana Canosa, mostrou imagens de um homem cercado por suásticas que ela identificou como José César na transmissão de 3 de agosto. Ruiz Andrioli. Ao mesmo tempo, Canosa o apresentou como “o candidato nazista de [Javier] Milei na [província de] Río Negro” e o acusou de se desculpar pelo nazismo. No entanto, isso é falso.

Em primeiro lugar, nas eleições primárias do próximo domingo, Ruiz Andrioli não é candidato a nenhum cargo para La Libertad Avanza na província do sul, como pode ser visto na votação oficializada pelo grupo perante a Justiça eleitoral. Além disso, na imagem veiculada pelo programa, o homem não fazia uma apologia ao nazismo, mas sim uma comparação simbólica entre o que esse símbolo significa para o nazismo e seu significado para outras religiões orientais.

A cruz equilátera com os braços dobrados em ângulos retos é um símbolo sagrado milenar no hinduísmo, budismo e jainismo que representa paz e boa sorte. Mas no Ocidente, esse símbolo é equiparado à Hakenkreuz, a suástica de Adolf Hitler…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷