Apurado pelo site Lupa
Circula em grupos de mensagem um áudio no qual um homem alerta para um suposto surto de tuberculose em Minas Gerais. Segundo ele, a doença estaria sendo transmitida pela pele a partir do contato com mosquitos contaminados pela doença. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“Na UPA de Venda Nova, e em alguns outros hospitais da região norte de Belo Horizonte e também (…) a cidade de Poços de Caldas já está passando por esse problema de forma muito mais grave, que é um tipo de tuberculose que ela é trazida pela mosca. A mosca comum (…) ele transmite um tipo de tuberculose, que tem uma bactéria chamada ‘maicotuberculose’ (…) A transmissão é feita a partir da pele (…) o que acontece, o mosquito acometido por essa bactéria, ele pousa na pela da pessoa, ele não pica, não é através de picada [a transmissão] igual um pernilongo, ele simplesmente escreta secreção (…) e penetra pela pele, se o mosquito estiver cometido por essa bactéria, o contágio é certo”
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, em nota, que não há um surto de casos de tuberculose no estado e esclareceu que a tuberculose “não é transmitida por moscas” — ao contrário do que é afirmado no áudio que circula nas redes…
Veja a apuração completa no site Lupa