FALSO: É falso que há taxação de Pix no pagamento de conta de água em Goiás

Tarifa exibida em vídeo viral informa valor aproximado dos tributos totais, medida definida em lei

Apurado pelo site Estadão Verifica

É falso que há taxação extra para os goianos que pagam a conta de água pela modalidade de pagamentos instantâneos Pix. Um homem gravou a sua fatura e divulgou nas redes sociais, dizendo que: “Você que achou que não haveria tributação do Pix, já começou. Se você quiser pagar seu talão de água, olha aí a tributação.” No entanto, o homem se enganou. O tributo mostrado na fatura é pelo serviço de água potável. O consumidor não recebe taxação extra se optar por fazer o pagamento por Pix.

Em postagem em seu Twitter, a empresa Saneago reforça que o Pix é gratuito. Diz também que o valor mostrado da tributação é correspondente ao “valor aproximado dos impostos informados na fatura, e não pelo serviço do Pix, que é gratuito”. Ainda segundo a empresa, o valor aparece ao lado da área de pagamento do Pix apenas “por uma questão de layout”.

A criação do Pix começou a ser discutida pelo Banco Central ainda na gestão de Michel Temer (MDB), mas foi na de Jair Bolsonaro (PL) que ele foi implementado. Durante a campanha presidencial de 2022, circularam boatos nas redes sociais de que Lula passaria a taxar ou até acabar com o Pix caso fosse eleito (aqui e aqui). Apesar disso, a proposta nunca esteve nos planos de campanha do presidente…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica