Falso: É falso que governo tenha editado decreto que aumenta alíquota do Imposto de Renda de 27,5% para 35%

Apurado pelo site Estadão Verifica

Governo Lula sancionou lei que amplia taxa de isenção do IRPF, mas não há alteração de alíquota; peça de desinformação circula no WhatsApp desde 2018
O que estão compartilhando: mensagem que circula por WhatsApp diz que o governo editou um decreto que aumenta de 27,5% para 35% a alíquota do Imposto de Renda. Após pedidos para que repassem o conteúdo, há ainda a informação de que cada deputado que votar pela Reforma da Previdência irá receber R$ 6 milhões.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. Recentemente, a Lei 14.663/23 aumentou a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), mas sem qualquer alteração de alíquota. Não há previsão para mudança, já que, no Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2024, enviado ao Congresso em 31 de agosto, não consta proposta de correção da tabela. Segundo a Receita Federal, “a informação é improcedente e inverídica”. A fake news circula exatamente com o mesmo texto pelo menos desde 2018, quando foi desmentida pelo G1. O trecho que se refere à Reforma da Previdência também é antigo e foi checado em 2017 pelo Boatos.org. A informação é enganosa e, à época, distorcia ação do governo de Michel Temer para liberação de verbas para emendas parlamentares.

Leitores do Estadão pediram esta verificação por WhatsApp: (11) 97683-7490…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica