Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o governo Lula (PT) proibiu a exportação de mercadorias para a Venezuela, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação compartilham um vídeo que mostra caminhões retidos em Pacaraima (RR) que foram proibidos de entrar no país vizinho por conta de um bloqueio informal que teria sido imposto por autoridades venezuelanas. Em nota, o Itamaraty informou o Aos Fatos que trabalha para destravar as exportações.
Posts com o conteúdo enganoso acumulam 2.500 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (20) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Em vídeo registrado em Pacaraima (RR), na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, um homem não identificado mente ao afirmar que o governo Lula proibiu exportações de mercadorias para o país vizinho. A gravação mostra caminhões brasileiros que teriam sido impedidos de entrar na Venezuela por autoridades alfandegárias daquele país, não do Brasil. Em nota ao Aos Fatos, o Itamaraty informou que trabalha para destravar as exportações e liberar as cargas o mais rápido possível.
“O governo brasileiro vem mantendo contatos permanentes, desde fevereiro, com autoridades venezuelanas, nos mais diversos níveis, a respeito da retenção de cargas de caminhões brasileiros na fronteira com aquele país, com o objetivo de liberá-las”, diz um trecho da nota. Empresários acusam o governo de Nicolás Maduro de barrar a entrada de cargas alimentícias brasileiras desde janeiro. Não há, no entanto, qualquer anúncio oficial de bloqueio…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos