Falso: É falso que governo Lula derrubou lei de combate a fraudes no INSS

Apurado pelo site Lupa

Desde que foi deflagrada, na semana passada, pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Sem Desconto fez o assunto das fraudes no INSS dominar as redes sociais e gerou uma guerra de narrativas, como mostra reportagem da Lupa. A operação teve como objetivo apurar quanto dos R$ 6,3 bilhões arrecadados em benefícios entre 2019 e 2024 houve de desvio de verba ilegal. 

As investigações apontam a existência de um esquema fraudulento que realizava descontos indevidos em benefícios previdenciários, ao associar, sem autorização, pensionistas e aposentados a serviços que não existiam. Ao todo, 11 entidades teriam parte nos desvios, que ocorreram entre 2019 e 2024. Se comprovados os crimes, os responsáveis podem responder por corrupção ativa, passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Nas redes sociais, publicações alegam que o presidente Lula derrubou uma lei — sancionada por Jair Bolsonaro — que tinha como objetivo combater fraudes fiscais no INSS. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​ e entenda o combate a fraudes no INSS…

Veja a apuração completa no site Lupa