FALSO: É falso que governo Lula confiscou áreas do sul do Amazonas e as entregou para ONGs e países europeus

Vídeo viral afirma que terras do sul do Amazonas foram confiscadas pelo governo para serem entregues a ONGs e países europeus. É falso. Ibama disse em nota que não confiscou áreas no Amazonas. Uma operação, de fato, foi realizada para apreender gado em regiões já embargadas por desmatamento ilegal, mas essa ação não desapropriou terras.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo que afirma que terras do sul do Amazonas teriam sido confiscadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para serem entregues a ONGs e países europeus. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

ESTÃO ENTREGANDO O QUE VENDERAM PARA ÀS ONGS. MAIS IMAGENS VINDAS DO SUL DO AM ONDE O 9 USA A FORÇA DO ESTADO PARA ESTATIZAR AS TERRAS QUE PERTENCEM AOS CRIADORES DE GADO BOVINO E AGRICULTORES. O OBJETIVO É DAR A AMAZÔNIA PARA AS ONGS E PARA Países europeus NOSSA SOBERANIA ESTÁ EM RISCO!

A informação analisada pela Lupa é falsa. Áreas do sul do Amazonas não foram desapropriadas para serem entregues a ONGs e países europeus. Em nota encaminhada à Lupa, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) afirmou que o conteúdo analisado é falso e que o Instituto não confiscou terrenos no Amazonas.

Na região, ocorre desde o início de abril deste ano uma ação contra o desmatamento, a chamada “Operação Retomada”. As equipes do Ibama, acompanhadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Força Nacional de Segurança Pública, apreenderam cerca de 3 mil cabeças de gado em áreas já embargadas por desmatamento ilegal na Amazônia. Ao contrário do que afirma o post desinformativo, as autoridades não confiscaram terras…

Veja a apuração completa no site Lupa