Falso: É falso que governo Lula cancelou BPC

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o governo federal cancelou o BPC (Benefício de Prestação Continuada), auxílio destinado a idosos e pessoas com deficiência. O projeto de lei aprovado pelo Senado na última sexta-feira (20) apenas cria regras mais rígidas para a concessão do benefício. O texto precisa passar pela sanção presidencial antes de entrar em vigor.

As peças de desinformação somavam mais de 65 mil visualizações no TikTok nesta terça-feira (24).

Um vídeo gravado pelo deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-RO) sobre a votação no Congresso do PL 4.614/2024 circula nas redes acompanhado de legenda enganosa que alega que o BPC teria sido cancelado pelo governo Lula.

As novas regras, que ainda precisam passar pela sanção presidencial para entrar em vigor, ainda preveem o pagamento do benefício, mas criam regras mais rígidas para sua concessão:

O último ponto foi alvo de críticas de parlamentares, que alegam que o projeto deixará de prestar assistência a algumas pessoas com condições como síndrome de Down e autismo.

No vídeo que tem sido compartilhado pelas peças de desinformação acompanhado da legenda enganosa, Máximo lamenta a aprovação da proposta, que chama de “retrocesso”. Em nenhum momento, no entanto, o deputado afirma que o BPC deixará de existir…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos