Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição, como fazem crer publicações nas redes. Essa modalidade de aposentadoria, que não possui idade mínima, deixou de existir para quem começou a contribuir após a reforma da Previdência aprovada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para quem já contribuía antes da mudança de lei, foram criadas regras de transição. Apenas os trabalhadores que já tinham o tempo necessário para se aposentar antes da reforma mantiveram o direito à regra antiga.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 16 mil compartilhamentos no Facebook e 20 mil visualizações no Kwai nesta segunda-feira (10).
Publicações nas redes enganam ao fazer crer que o governo Lula acabou com a aposentadoria por tempo de contribuição, também conhecida como “por tempo de serviço”. Na realidade, a possibilidade de se aposentar somente pela quantidade de anos de pagamentos ao INSS acabou com a reforma da Previdência aprovada e promulgada no governo Bolsonaro para quem começou a contribuir após a entrada em vigor da nova norma, em 13 de novembro de 2019.
Antes da reforma, mulheres e homens poderiam se aposentar com 30 e 35 anos de contribuição, respectivamente, independentemente da idade que tivessem…