FALSO: É falso que governo da Suécia descartou vacinas contra Covid-19 após descobrir malefícios da imunização

Circula nas redes um texto dizendo que o governo sueco descartou 8,5 milhões de vacinas contra Covid-19 após médicos e cientistas terem comprovado a ineficácia dos imunizantes. É falso. O descarte ocorreu por fatores como expiração do prazo de validade e substituição de tecnologias.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um texto segundo o qual o governo da Suécia teria descartado 8,5 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 após médicos e cientistas provarem supostos malefícios causados pela imunização. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“SUÉCIA JOGA FORA 8.5 MILHÕES DE VACINAS PARA COVID NO LIXO. MÉDICOS E CIENTISTAS PROVARAM AO GOVERNO OS MALEFÍCIOS DA VACINA QUE NÃO IMUNIZA COISA NENHUMA”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota enviada à Lupa, a Agência de Saúde Pública da Suécia informou que o descarte dos imunizantes ocorreu por uma série de fatores — nenhum deles relacionado a supostos malefícios causados pelos imunizantes. De acordo com as estatísticas oficiais, quase 9 em cada 10 suecos receberam doses da vacina contra a Covid-19.

Entre os motivos listados para o descarte de doses estão a expiração do prazo de validade e a substituição de tecnologias. “À medida que mais e mais vacinas contra a Covid-19, adotadas para novas variantes do vírus, foram entregues à Suécia, elas foram colocadas para uso e as vacinas ‘antigas’ foram substituídas”, justificou o órgão sueco…

Veja a apuração completa no site Lupa