Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais vídeo em que o narrador afirma que o “governo do PT” criou o “bolsa usuário”, benefício vitalício que ofereceria mensalmente R$ 1 mil para usuários de drogas. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Pra quem acha aí que o governo do PT foi ruim, foi um péssimo governo, nada. Foi bom, pensa num governo bom. Acabamos de vir de uma escolta do banco pra receber aqui do coitado do usuário o bolsa-usuário. Ele vai o resto da vida receber 1.000 conto, 1.000 conto por ele ser usuário de droga. Ele não precisa trabalhar mais, não. Ele não precisa ter família, não precisa ter renda, ele não precisa ter nada. Ele só é usuário.
Não existe qualquer benefício social no valor de R$ 1 mil concedido de forma vitalícia a usuários de drogas pelo governo federal. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou nota em seu site negando o boato. Tampouco há notícias na imprensa veiculando a criação de uma suposta bolsa para dependentes químicos. Em nota, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também desmentiu o conteúdo que circula nas redes…
Veja a apuração completa no site Lupa