FALSO: É falso que Google, Meta, Twitter, Telegram e Spotify tenham anunciado fim das atividades no Brasil

Comunicado forjado, com texto contrário ao PL das Fake News, utiliza assinatura de grandes empresas de tecnologia para espalhar desinformação

Apurado pelo site Estadão Verifica

O que estão compartilhando: que empresas de tecnologia como Meta, Google, Telegram, Twitter e Spotify emitiram um comunicado oficial contrário ao Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, anunciando o encerramento das atividades no Brasil a partir do dia 4 de julho de 2023.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não é verdade que Google, Meta, Twitter, Telegram e Spotify tenham comunicado que irão suspender as atividades no País em protesto ao PL das Fake News. A Meta, detentora do Facebook, o Google e o Spotify desmentiram a autoria da nota. O Telegram não respondeu até o encerramento desta checagem e o Twitter usou emoji de fezes para atender à solicitação.

Saiba mais: O comunicado é datado de 2 de maio, dia em que o PL das Fake News seria votado na Câmara dos Deputados. Contudo, sob pressão de big techs e da oposição – que apelidou o projeto de “PL da Censura” –, o relator da proposta, Orlando Silva (PCdoB-SP), solicitou que a votação fosse adiada. Após ouvir os líderes dos partidos, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), acatou o pedido…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica