Falso: É falso que Goiás enfrenta um ‘surto’ de mpox

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais uma imagem juntamente com um áudio alertando sobre um possível surto de mpox [conhecida anteriormente como varíola dos macacos] em Goiás. O registro mostra uma pessoa com diversas feridas nas costas e é apontado como um dos casos que estão ocorrendo no estado. “Tá tudo tomado”, diz o áudio. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Gente, deixa eu falar uma coisa pra vocês. Vocês viram que tá chegando uma doença muito letal que acho que é o mpox. Então agora chegou uma paciente lá no cais Nova era, foi intubada, toda tomada que ela dá tipo umas verrugas avermelhadas no corpo todo e é super letal. Dá muito cansaço e falta de ar no paciente e tem que entubar o paciente e é gravíssima. É igual ao covid. Então, assim a Organização Mundial de Saúde já emitiu um alerta e agora já tá chegando. Ontem à noite chegou um homem aqui no Vila Nova, aqui em Goiânia, tá todo tomado

A imagem que circula nas redes sociais juntamente com o áudio não tem qualquer relação com Goiás. Além disso, o estado não vive um ‘surto’ de mpox, como diz a gravação…

Veja a apuração completa no site Lupa